terça-feira, 30 de outubro de 2012

A lenda do Heian Shodan

 

O HEIAN SHODAN, é o primeiro kata  da série Heian. É composto de 21 kyodos (movimentos) de golpes,sendo nove destes de defesa na postura ZENKUTSU DACHI, quatro golpes de defesa na postura de  KOKUTSU DACHI e oito de ataque na postura de ZENKUTSU DACHI. O kiai aprece no kyodo 9º e 17º.
HISTÓRICO


“Diz a lenda que um mestre de Karatê-Dô em suas andanças numa noite de lua cheia pressentiu no chispar dos galhos secos, ao transpor numa clareira na mata, a presença do mal. São salteadores armados, em tocaia seu instinto guerreiro e defensivo o põe em Kamae, atitude de luta. Está imóvel. Abdomem contraído, punhos cerrados. Atento, olhando nada e vento tudo. Altamente concentrado, espírito vivo e aguçado.   Vai lutar !   Seu repudio ao mal, seu Kimono intocável, sua honra, seu nome e sua vida, tudo está simbolizado no Kamae.   Sua mente visualiza ao longe, num halo de luz, seu velho mestre, que em atitude de ZEN inspira-o. Suas sábias palavras de ensinamento ecoam ainda: “ANTES QUE LHE TOQUEM A PELE, TOCA-LHES OS OSSOS”. Inconscientemente curva-se reverente e brada: “OSS”.

Kuro obiÉ atacado !   Pela esquerda, brilha a lamina. Consciente e veloz bloqueia e ataca com kime.   As suas costas, um segundo de lança em riste. Bloqueia firme e forte. Ele sabe que “DEVE ENFRENTAR O ADVERSÁRIO, MAS, NUNCA SEU ATAQUE”.   Está na base ZEN-KUTZU e defesa GUEDAN-BARAI.   Seguro pelo punho. Recolhe girando o braço e golpeia no ombro com martelo TATE-TETSUI-UCHI. Completa com um soco (OI-ZUQUI) fundo e seco, tirando toda chance do agressor.   Da esquerda em pé sibila. É o terceiro agressor. Como um raio, um bloqueio GUEDAN-BARAI.   Quase simultaneamente um bastão corta o ar cobrindo a lua várias vezes. O inimigo bate recuando de cima para baixo. As defesa são AGE-UKE protegendo a cabeça, a terceira mais rápida e mais funda, a fim de partir o braço na altura do cotovelo. Nesse golpe o mestre emprega toda sua força e toda sua velocidade. Solta um grito do fundo de suas entranhas; um grito de guerra num berro de morte: “É o KIAI”.   Nada o Detêm. Há uma transformação total no corpo e no espirito. A mutação de força em poder; de massa em energia, de água em fogo. Estar possuido de KIAI é despertar a ARMA MORTAL DA POMBA ENFURECEIDA, o KARATÊ-DÔ.   Silêncio na mata. Passa a perplexidade.   É atacado pela direita.

O mestre gira o campo de luta, defende e ataca.   O instinto vira-lhe a cabeça quando pelas costas o primeiro atacante insiste com a faca. Suas pernas trocam de direção da base. Rolando seus quadris como um eixo, seus braços tal uma espada – acompanhando o impulso do corpo – descem em diagonal. No momento do contato dos “UDES”, um acréscimo de velocidade e torção desarma o adversário. Antes que tente recuar é alcançado com OI-ZUQUI.   O terceiro ergue-se a sua esquerda estocando-lhe com um bastão, recebe um GUEDAN-BARAI e um OI-ZUKI andando; como resiste mais dois OI-ZUKI, sendo o segundo com KIAI.   O KIAI dá-lhe  firmeza, força e resolução de  PARAR o adversário, em Karatê-Dô, não há meia defesa, nem meio ataque.   Desesperado o da esquerda bate com a lança da direita para esquerda de fora para dentro e vice-versa.

O mestre gira em base KO-KUTZU e com dois cutelos (SHUTO-UKE) parte a arma.   O Último imita a agressão e sente no poder das mãos em forma de faca, a devassar a mata ao redor, o poderio do Karatê-Dô.   A luta chega ao fim.   Por um instante mantém-se imóvel na última defesa.   Volta a postura inicial de KAMAE. Lembra seu SEI-PAI em sua posição de ZEN e procura-o.

Em vão; já não consegue vê-lo mais.   Isto é KATA, é ZEN, é KARATÊ-DÔ;

domingo, 28 de outubro de 2012

Não é apenas uma cor.

 

Hoje tive o prazer, a honra, o deleite de gozar de uma Exame de Graduação do Karate-do, Arte marcial a qual eu sou apaixonado. Será o assunto de um post posterior, algo relacionado a Tattoo.

Fui laranja. As faixas do karatê não são apenas enfeites na cintura, cada uma das cores representa um status físico e espiritual do Karateca. Antes de ser Laranja fui vermelha, antes amarela e antes disso fui branca. Mas falarei da laranja, a Faixa Laranja ou o QUARTO Kyu é uma mistura de todos os conhecimentos adquiridos até a vermelha, e a transição para a uma faixa que exige muito mais.

“ Nos diz que devemos procurar o sucesso no treino diário, agilidade, adaptabilidade, estimulação, atração e plenitude.Essa cor também simboliza aquilo que o praticante deve buscar: o encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade e tolerância.

Esta é a cor da comunicação, do calor afetivo, do equilíbrio, da segurança e da confiança. Quem chega nessa faixa deve acreditar que agora tudo é possível, pois essa cor estimula o otimismo, generosidade, entusiasmo e o encorajamento.

A cor laranja mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer.A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das características dos dois elementos.”

E agora passei este estágio, e chega uma fase com muito mais cobranças. a Faixa verde, a mais bonita com exceção da preta. A maioria dos Karatecas que pararam, que eu conheço, pararam na verde, mas NÃO EU.

“O verde é uma cor que representa Esperança e a Fé. É a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza harmonia e equilíbrio.Essa cor, que nos chega depois das cores quentes iniciais, nos dá a impressão de que chegamos a um oásis, depois de atravessar um árduo deserto, mas devemos saber que ainda há mais deserto a vencer.

Ela também representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação; fertilidade. O portador deve procurar desenvolver a sua sensibilidade para se comunicar com a natureza interna e externa a si mesmo.

Significa também a harmonia em que devemos estar com ela, junto com o ar, a água e o fogo, elementos da vida que proporcionam bem-estar ao ser humano.Essa cor simboliza uma vida nova, a energia, a fertilidade, o crescimento e a saúde. Por outro lado, quando em mau aspecto, mostra um orgulho excessivo, superioridade e arrogância.O verde é ligado ao elemento madeira e a primavera.

Representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. Também significa a etapa da juventude, estando relacionado a este estado emocional, mostrando, assim, que os conhecimentos ainda não se encontram bem claros ou maduros para os praticantes; ainda lhes falta amadurecer mais e delineá-los melhor.”

Oss.

Ainda falta a foto com a nova faixa.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Pés rolantes.

 

Boas. Se você acha que é fácil, digo-lhe que também achei, e posso afirmar que não é tão difícil.

Tudo começou com um SMS: “- E ai meu, bora no Parque das Nações dar uma banda de Roller?.. – Cabe um pé 41?.. cabe!”

E ai fui eu. Pela primeira vez na minha vida vou andar de Roller ou Patins…

Bom, passei um bom tempo vendo, observando e aprendendo com os olhos. Concluindo que é só colocar o pé no chão que o mesmo faz o resto. E realmente foi assim que aconteceu, como você pode ver no vídeo.

Street Dance Roller o/

Resumo da Obra:

- No ínico você cai, e uns 20 minutos depois continua a cair, agora com menor frequência;

- Ao fim da noite estava quase profissional;

- Vou comprar um deste pra mim;

- Acredite ou não, não estou com hematomas.

É muito cansativo e divertido, é outro tipo de pratica esportiva que eu indico.

sábado, 6 de outubro de 2012

108

 

Ultimamente minha vida INTEIRA tem sido monótona, meio maçante eu diria ou talvez algo relacionado ao completo tédio. Besteira.

Não é tão assim também, há muito de drama ai e mimimi (nem sei de onde saiu isto). Estou a 108 dias vivendo longe de casa, algo por volta de 1600km ou mais.

Sem os amigos e a família, isso virou um retiro, um tempo para meditar sobre o futuro. Bacana, passo mais de 30 dias sem beber álcool ou refrigerante, e acredite ou não, até perdi peso… Há um problema de estar na minha situação, quem não vive em SP e vê as notícias do Rio, imagina que o lugar é sinistro, praia e bandido, bom não é bem assim. Mas quando se tem essa visão, todos são julgados culpados, o que dificulta a socialização.

Mas aos poucos estou me “enturmando”, ontem mesmo fui convidado por uma colega de trabalho para ir a uma festa da cidade, mas acabei não indo, acredite ou não: tem uma menina no meu pé e eu definitivamente não quero nada com ela, e ela ia nesta festa, então eu furei Smiley de boca aberta.

Sou sincero e digo que é uma região castigada, digo, não desmerecendo, mas cresci na SUL e é onde a beleza da mulher está, tenho muitos padrões de beleza já formado e é muito fácil julgar, mas apesar disso as pessoas são receptivas e as meninas muito dadas (estou me cuidando quanto a isso)