terça-feira, 30 de outubro de 2012

A lenda do Heian Shodan

 

O HEIAN SHODAN, é o primeiro kata  da série Heian. É composto de 21 kyodos (movimentos) de golpes,sendo nove destes de defesa na postura ZENKUTSU DACHI, quatro golpes de defesa na postura de  KOKUTSU DACHI e oito de ataque na postura de ZENKUTSU DACHI. O kiai aprece no kyodo 9º e 17º.
HISTÓRICO


“Diz a lenda que um mestre de Karatê-Dô em suas andanças numa noite de lua cheia pressentiu no chispar dos galhos secos, ao transpor numa clareira na mata, a presença do mal. São salteadores armados, em tocaia seu instinto guerreiro e defensivo o põe em Kamae, atitude de luta. Está imóvel. Abdomem contraído, punhos cerrados. Atento, olhando nada e vento tudo. Altamente concentrado, espírito vivo e aguçado.   Vai lutar !   Seu repudio ao mal, seu Kimono intocável, sua honra, seu nome e sua vida, tudo está simbolizado no Kamae.   Sua mente visualiza ao longe, num halo de luz, seu velho mestre, que em atitude de ZEN inspira-o. Suas sábias palavras de ensinamento ecoam ainda: “ANTES QUE LHE TOQUEM A PELE, TOCA-LHES OS OSSOS”. Inconscientemente curva-se reverente e brada: “OSS”.

Kuro obiÉ atacado !   Pela esquerda, brilha a lamina. Consciente e veloz bloqueia e ataca com kime.   As suas costas, um segundo de lança em riste. Bloqueia firme e forte. Ele sabe que “DEVE ENFRENTAR O ADVERSÁRIO, MAS, NUNCA SEU ATAQUE”.   Está na base ZEN-KUTZU e defesa GUEDAN-BARAI.   Seguro pelo punho. Recolhe girando o braço e golpeia no ombro com martelo TATE-TETSUI-UCHI. Completa com um soco (OI-ZUQUI) fundo e seco, tirando toda chance do agressor.   Da esquerda em pé sibila. É o terceiro agressor. Como um raio, um bloqueio GUEDAN-BARAI.   Quase simultaneamente um bastão corta o ar cobrindo a lua várias vezes. O inimigo bate recuando de cima para baixo. As defesa são AGE-UKE protegendo a cabeça, a terceira mais rápida e mais funda, a fim de partir o braço na altura do cotovelo. Nesse golpe o mestre emprega toda sua força e toda sua velocidade. Solta um grito do fundo de suas entranhas; um grito de guerra num berro de morte: “É o KIAI”.   Nada o Detêm. Há uma transformação total no corpo e no espirito. A mutação de força em poder; de massa em energia, de água em fogo. Estar possuido de KIAI é despertar a ARMA MORTAL DA POMBA ENFURECEIDA, o KARATÊ-DÔ.   Silêncio na mata. Passa a perplexidade.   É atacado pela direita.

O mestre gira o campo de luta, defende e ataca.   O instinto vira-lhe a cabeça quando pelas costas o primeiro atacante insiste com a faca. Suas pernas trocam de direção da base. Rolando seus quadris como um eixo, seus braços tal uma espada – acompanhando o impulso do corpo – descem em diagonal. No momento do contato dos “UDES”, um acréscimo de velocidade e torção desarma o adversário. Antes que tente recuar é alcançado com OI-ZUQUI.   O terceiro ergue-se a sua esquerda estocando-lhe com um bastão, recebe um GUEDAN-BARAI e um OI-ZUKI andando; como resiste mais dois OI-ZUKI, sendo o segundo com KIAI.   O KIAI dá-lhe  firmeza, força e resolução de  PARAR o adversário, em Karatê-Dô, não há meia defesa, nem meio ataque.   Desesperado o da esquerda bate com a lança da direita para esquerda de fora para dentro e vice-versa.

O mestre gira em base KO-KUTZU e com dois cutelos (SHUTO-UKE) parte a arma.   O Último imita a agressão e sente no poder das mãos em forma de faca, a devassar a mata ao redor, o poderio do Karatê-Dô.   A luta chega ao fim.   Por um instante mantém-se imóvel na última defesa.   Volta a postura inicial de KAMAE. Lembra seu SEI-PAI em sua posição de ZEN e procura-o.

Em vão; já não consegue vê-lo mais.   Isto é KATA, é ZEN, é KARATÊ-DÔ;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opinião sobre o post acima